Katas e seus significados

VINTE E SEIS KATAS DO ESTILO SHOTOKAN
NOME
MOV.
TEMPO
NOME ANTERIOR
ORIGEM
CARACTERISTICAS
SIGNIFICADO
KANJI
Heian Shodan.
21
45s
Pinan 1
Itosu (Shuri-te)
kata básico, desenvolvido para treinamento e aperfeiçoamento de técnicas básicas.
Paz (Hei) e tranqüilidade(an)
Heian Nidan
26
45s
Pinan 2
Itosu (Shuri-te)
kata básico, desenvolvido para treinamento e aperfeiçoamento de técnicas básicas.
Paz (Hei) e tranqüilidade(an)
Heian Sandan
20
45s
Pinan 3
Itosu (Shuri-te)
kata básico, desenvolvido para treinamento e aperfeiçoamento de técnicas básicas.
Paz (Hei) e tranqüilidade(an)
Heian Yondan
27
45s
Pinan 4
Itosu (Shuri-te)
kata básico, desenvolvido para treinamento e aperfeiçoamento de técnicas básicas.
Paz (Hei) e tranqüilidade(an)
Heian Godan
23
45s
Pinan 5
Itosu (Shuri-te)
kata básico, desenvolvido para treinamento e aperfeiçoamento de técnicas básicas.
Paz (Hei) e tranqüilidade(an)
Tekki-Shodan
29
1m
Naihanchi
Itosu (Shuri-te)
Executado em linha reta e todo ele em Kiba-Dachi. Aplicação para lutas em barcaças ou onde não se tenha espaço para recuar.
" (tetsu = ferro , Ki = cavaleiro ) "Cavaleiro de ferro"
Tekki-Nidan
24
1m
Naihanchi
Itosu (Shuri-te)
Um bloqueio para baixo e para o lado pode ser muito fortalecido colocando-se a mão do outro braço contra o cotovelo do braço que bloqueia.Faça uma distinção clara entre o bloqueio com agarro e o bloqueio com gancho.
" (tetsu = ferro , Ki = cavaleiro ) "Cavaleiro de ferro"
Tekki-Sandan
36
1m
Naihanchi
Itosu (Shuri-te)
Com este kata pode-se aprender os pontos chaves do bloqueio contínuo de nível intermediário. Não importa quão rápido seja o desempenho, a posição deve ser de força e firmeza, como nos outros katas Tekki’.
" (tetsu = ferro , Ki = cavaleiro ) "Cavaleiro de ferro"
Bassai - Dai
42
1m
Passai
Oyadomari (Tomari-te)
Impetuosidade, espirito forte e força exuberante estão manifestados neste kata. O karateka deve saber como transformar a desvantagem em vantagem.
Penetrar a fortaleza.
Kanku - Dai
65
1m e30s
Kushanku
Koshokun (enviadodo Império Ming)
O karateka tem que fazer uso dos seus próprios limites para conseguir vencer mais de 8 adversários, é o maior kata e busca desenvolver a compreensão de Kyo – falha mental e física e jutsu – alerta.
(Kan=olhar,ku=nada,vazio, céu)/
Bassai-Sho
28
1m
Passai
Itosu (Shuri-te)
Forma curta desenvolvido pelo Mestre Itosu a partir da forma básica Bassai, possui técnicas contra golpes de bastão.
Penetrar a fortaleza
Kanku-Sho
47
1m
Kushanku
Itosu (Shuri-te)
Forma curta desenvolvido pelo Mestre Itosu a partir da forma básica Kanku-Daí
"mirando o sol, universo"
Jiin
35
1m
Shokyo

Provavelmente tem origem de Tomari-te. Pertence ao mesmo grupo do Jitte e Jion. Não é um kata muito praticado e Funakoshi ensinou pouco a seus alunos, mas exige alto nível de estudo.
"Lugar de piedade" (ji = amor universal, gentil, in = sombra)
Jion
46
1m e 15s

Shorei-ryu
Kata onde se demonstra maturidade e equilíbrio espiritual na aplicação dos movimentos, diferencia do Bassai e Kanku onde se demonstra grande força física e espiritual.
Budista (ji = amor, gentil; on = bondade)
Jutte(jitte)
29
1m

Shorei-ryu
Técnicas contra ataques de bastão.
dez mãos"(ju – dez, te = mão)
Sochin
36
1m
Kokko

(so=robusto, vigor, enérgico, chin=suprimir, ficar calmo),"criando raízes"
"paz inabalável"
Gojushiho-dai
54
1m e 15s
Useshi

Exige movimentação harmoniosa utilizando a energia do solo em neko-ashi, portanto exige muito equilibrio e giro do corpo, domínio de keitô uke (cabeça de galo) e contra ataque utilizando-se da energia do corpo em deslocamento e de cima para baixo.Considerado kata avançado, exige alto domínio de qualidade técnica.
"54 movimentos" forma longa
Gojushiho-sho
54
1m e 15s
Useshi

Transformação de gojushiho-dai, kata que representa defesa contra ataque de bastão; transforma sua mão em uma espada,aplica-se defesa segura conjugada com eficiente contra - ataque; kata cujo treino é recomendado para aquele que domina as técnicas de karatê com maturidade.
"54 movimentos" forma curta
Hanguetsu
41
1m
Seishan
Naha-te
Trabalha técnicas de respiração lenta e movimentos em meia lua.
"meia-lua" (han = metade , meio, guetsu = lua)
Gankaku
37
1m
Chinto
Shorei-ryu
Os movimentos deste kata lembra um grou apoiado sobre um pé em cima de uma rocha, pronto para lançar-se sobre sua presa. O equilíbrio sobre uma perna só, o chute lateral e o chute com o dorso do punho podem ser devidamente desenvolvidos pela prática deste kata.
"Garca sobre a rocha" (gan=rocha, kaku = a garça sobre )
Enpi
37
1m
Wanshu
Sappushin Wanshu
Este kata tem posições altas e baixas, leves e facilmente executadas. É ótimo para praticar a rápida inversão das posições do corpo.
" O vôo das andorinhas " (en = pássaro, pi = vôo)
Chinte
33
1m
Shoin

Treina técnicas de mão que devem ser suficientes para livrar o karateka de ataques de lutadores mais fortes que ele.
"técnicas estranhas" , "mãos estranhas" (chin = estranho, esquisito; te = mão)
Unsu
53
1m


Destinado a karatekas de alto nível, seu domínio indica que o karateka está preparado para qualquer tipo de acontecimento.
Nuvem e mãos (un = nuvem, su = mão)
Wankan
17
45s
Shiofu e Hito
Tomari-te
Menor número de movimentos
"coroação do rei" (wan=rei, Kan=corvo)
Meikyo
32
1m
Rohai

Defesa contra bastão e salto triangular, que é considerada técnica lendária (sankaku-tobi). São extraídas todas as bases do kata heians, exigindo como espelho limpo o estado de serenidade, transforma estado de desvantagem em vantagem; para domínio desse kata exige-se alto domínio técnico.
"espelho limpo" ( mei = claro , kyo = espelho)
Nijushiho
34
1m
Nisesh

Treina alternância de força seguida de suavidade, velocidade seguida de lentidão.
"vinte e quatro movimentos"
geovisit();

Princípios Morais do Karate

DOJO KUN (MORAL DO DOJO)
HITOTSU! JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO.Primeiro! esforçar-se para a perfeição do caráter.
HITOTSU! MANOTO NO MICHI O MAMURO KOTO. Primeiro!defender os caminhos da verdade.
HITOTSU! DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU NOTO.Primeiro! fomentar o espírito de esforço.
HITOTSU! REIGI O OMONZURU KOTO. Primeiro! honrar os princípios de etiqueta.
HITOTSU! KEKKI NO YU O YMASHIMURU KOTO.Primeiro! guardar contra a coragem impetuosa.
DOJO é local de treinamento, local onde se busca alcançar o equilíbrio (físico + espiritual) através da prática do Karate-do.
Os Dojo de Karate possuem regras (lemas = "kun") que são preceitos práticos (influência Confuncionista) que devem guiar o karateca na sua busca de autocontrole.
O karateca se lembra deles todos os dias ao terminar e iniciar os treinamentos .
1)Esforçar-se para formação do caráter
Ser uma pessoa conhecida por ser tratável é mais importante que ser conhecido por ter força ou conseguir dar chutes e socos bonitos.
Ser querido é melhor que ser temido. Tornar-se uma boa pessoa é mais importante que tudo para o karateka.
Praticar o karate para obter principalmente paciência, perseverança, concentração e humildade.
Em combate, desenvolver a humildade, a piedade, o controle.
2)Fidelidade ao verdadeiro caminho da razão
A razão é a faculdade de avaliar, julgar, estabelecer relações lógicas e entender, e é um atributo exclusivo da espécie humana.
O karateca busca tornar-se cada vez mais humano e, ao mesmo tempo que combate o lado animal, cultiva o espiritual. Tenta assim buscar os motivos, entender as consequências, refletir as atitudes, compreender o mundo e a vida enfim.
O que distingue um aluno de um mestre ou sensei é que o sensei "nasceu antes" para a vida de reflexão em torno dos motivos que regem a vida.
3)Criar o intuito de esforço
Mesmo quando não se está dando conta é importantíssimo estar tentando sempre de modo a desenvolver em si a habilidade que não possui.
Quando se tem pouca paciência, é suportando um pouco mais que se a aumenta. Quando se é fraco, é suportando uma carga um pouco maior que se vai conseguir fortalecer.
Esforçar implica em ir além dos limites sejam eles físicos ou espirituais.
Este ítem deve ser treinado principalmente fora do DOJO: esforçar mais na escola(no estudo e no comportamento), em casa (no respeito e na obediência)e no trabalho.
4)Respeitar acima de tudo
A essência do karate-do é a cortesia, porque seu propósito é aprimoramento pessoal ("Não aprimoramos para lutar mas lutamos para aprimorar."), e este aprimoramento deve se revelar em todos os aspectos da pessoa.
A pessoa deve pensar de modo mais correto, sentir de modo mais harmonioso, conseguir movimentar-se com mais equilíbrio e precisão e relacionar-se com os outros de modo mais sensato.
Não devem importar os motivos mas o nosso comportamento final. Por isto o "acima de tudo". Quem segue verdadeiramente este preceito não vai justificar depois uma conduta desrespeitosa, mas vai sempre demonstrar nas atitudes a idéia que abraça.
5)Conter o espírito de agressão
As pessoas possuem em si o instinto animal que as impele a comportar-se como tal, e o animal agride quando ferido, acuado ou quando seu espaço pessoal é invadido e neste comportamento ele muitas vezes se expõe à morte. O homem, por ser superior (potencialmente superior) se ofendido, tem a opção de revidar ou procurar uma situação mais confortável longe do ofensor, provocado, pode procurar uma visão diferente que o permita entender o seu caluniador.
Só quem busca conter o lado animal é que realmente pode alcançar toda a dimensão do karate-do, porque vazio de todo pensamento e intenção premeditado pode refletir o mínimo impulso que sobre ele se projeta.

Pai do Karate moderno

Mestre Gichin Funakoshi
Gichin Funakoshi nasceu em Shuri, Okinawa, em 1868, o mesmo ano da Restauração Meiji. Funakoshi era filho único, e logo após o seu nascimento fora levado para a casa dos seus avós maternos, com quem foi educado e aprendeu poesias clássicas chinesas. Aos 11 anos de idade iniciou seus estudos, com o mestre Asato, no duro sistema Naha-Te (força e contração), e com o mestre Itosu no sistema Shuri-Te (velocidade e elasticidade). Foi perto do fim do ano de 1921, mestre Funakoshi, numa exposição de educação física promovida pelo governo Japonês em Tokyo, foi escolhido como representante da ilha, para fazer oficialmente a primeira demonstração pública do Okinawa-te à capital japonesa. Mestre Funakoshi reestruturou e codificou as técnicas de luta passando a chamá-las de Karatê-Dô.
VEJA O MESTRE EXECUTANDO O HEIAN NIDAN
Funakoshi sempre enfatizava o desenvolvimento do caráter e autodisciplina nas suas narrações. "Assim como um vale vazio pode ecoar o som da voz, do mesmo modo a pessoa que segue o Caminho do Karatê-Dô deve esvaziar-se livrando-se de todo egoísmo e ambição. Tornar-se vazio interiormente, mas reto por fora. Este é o significado verdadeiro de vazio no Karatê-Dô." Mestre Gichin Funakoshi O Mestre Gichin Funakoshi além de Mestre de Karatê era também, exímio poeta e quando escrevia os seus poemas usava o pseudônimo de SHOTO (que significa: ondas de pinheiro). (Você pode ler alguns de seus pensamentos aqui neste site entre aspas na cor preta). Ele usava este nome porque a cidade nativa de Shuri, local do seu nascimento, era rodeada por colinas com florestas de pinheiros RYUKYU e vegetação subtropical; entre elas estava o Monte Torao. A palavra torao significa: cauda de tigre; e era particularmente adequada porque a montanha era estreita e tão densamente arborizada que realmente tinha a aparência de uma cauda de tigre quando vista de longe. Por volta de 1933, Funakoshi desenvolveu exercícios básicos para prática das técnicas em duplas. Tanto o ataque de cinco passos (Gohon Kumite) como o de um (Ippon Kumite) foram usados. Em 1934, um método de praticar esses ataques e defesas com colegas de um modo levemente mais irrestrito, semi-livre (Ju Ippon Kumite), foi adicionado ao treinamento. Em 1935, foi publicado seu livro: "Karate-Do Kyohan". Este livro trata basicamente dos Kata. Funakoshi era Taoísta, e ele ensinava Clássicos Chineses, como o Tao Te Ching de Lao Tzu, enquanto ele estava vivendo em Okinawa. Funakoshi era profundamente religioso. Ele tinha muito medo de que o Karatê se tornasse um instrumento de destruição, e provavelmente queria eliminar do treinamento algumas aplicações mortais dos Kata. Então, ele parou de fazer essas aplicações. Ele também começou a desenvolver estilos de luta que fossem menos perigosos. Funakoshi teve sucesso ao remover do Karatê técnicas de quebras de juntas, de ossos, dedos nos olhos, chaves de cotovelo, esmagamento de testículos, criando um novo mundo de desafios e luta em equipe onde somente umas poucas técnicas seriam legais. Ele fez isso baseado nos seus propósitos e com total conhecimento dos resultados.Caracteres utilizados para escrever a palavra KaratêEm 1936, Funakoshi mudou os caracteres Kanji utilizados para escrever a palavra Karatê. O caracter "Kara" significava "China", e o caracter "Te" significava "Mão". Para popularizar mais a arte no Japão, ele mudou o caracter "Kara" por outro, que significa "Vazio". De "Mãos Chinesas" o Karatê passou a significar "Mãos Vazias", e como os dois caracteres são lidos exatamente do mesmo jeito, então a pronúncia da palavra continuou a mesma. Além disso, Funakoshi defendia que o termo "Mãos Vazias" seria o mais apropriado, pois representa não só o fato de o Karatê ser um método de defesa sem armas, mas também representa o espírito do Karatê, que é esvaziar o corpo de todos os desejos e vaidades terrenos. No mesmo ano (1936), foi fundado o primeiro DOJO Oficial de Karatê, pelo Comitê Nacional e devido aos feitos do mestre Funakoshi, foi batizado com o nome de SHOTO-KAN. Daí surgiu o nome de uma escola (estilo) que até hoje é cultivada em várias partes do mundo. SHOTO (pseudônimo de Funakoshi) + KAN (escola, classe...) = Escola de Funakoshi. Funakoshi tinha 71 anos em 1939, e foi quando ele deu o primeiro passo dentro de um Dojo de Karate em 29 de Janeiro. O prédio foi feito de doações particulares, e uma placa foi pendurada sobre a entrada e dizia: "Shotokan". "Sho" significa pinheiro. "To" significa ondas ou o som que as árvores fazem quando o vento bate nelas. "Kan" significa edificação ou salão. "Shoto" era o pseudônimo que Funakoshi usava para assinar suas caligrafias quando jovem, pois quando ele ia escrevê-las se recolhia em um lugar mais afastado, onde pudesse buscar inspiração, ouvindo apenas o barulho do pinheiros ondulando ao vento. Esse nome dado ao Shotokan Karate Dojo foi uma homenagem de seus alunos.A necessidade de um treinamento nas artes militares estava em crescimento. Jovens estavam se amontoando no Dojo, vindos de todas as partes do Japão. O Karate foi de carona nessa onda de militarismo e estava desfrutando de uma aceitação acelerada como resultado. Finalmente o Japão cometeu um grande erro. O bombardeio das forças navais americanas em Pearl Harbor a 7 de Dezembro de 1941 foi algo além da conta. Numa tentativa de prevenir que as embarcações americanas bloqueassem a importação japonesa de matéria-prima, os japoneses tentaram remover a frota americana e varrer a influência Ocidental do próprio Oceano Pacífico. O plano era bombardear os navios de guerra e os porta-aviões que estavam no território do Hawai. Isto deixaria a força da América no Pacífico tão fraca que a nação iria pedir a paz para prevenir a invasão do Hawai e do Alasca. Infelizmente, o pequeno Japão não tinha os recursos, força humana, ou a capacidade industrial dos Estados Unidos. Com uma mão nas costas, os americanos destruíram completamente os japoneses na Ásia e no Pacífico. Uma das vítimas dos ataques aéreos foi o Shotokan Karate Dojo que havia sido construído em 1939. Com a América exercendo pressão em Okinawa, a esposa de Funakoshi finalmente iria deixar a ilha e juntar-se a ele em Kyushu no Sul do Japão. Eles ficaram lá até 1947. Os americanos destruíram tudo que estava em seu caminho. As ilhas foram bombardeadas do ar, todas as cidades queimadas até o fim, as colinas crivadas de balas pelos cruzadores de guerra de longe da costa, e então as tropas varreram através da ilha, cercando todo mundo que estivesse vivo. A era dourada do Karate em Okinawa tinha acabado. Todas as artes militares haviam sido banidas rapidamente pelas forças ocupantes americanas. Primeiro uma, depois outra bomba atômica explodiram sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki. Três dias depois, bombardeiros americanos sobrevoaram Tokyo em tal quantidade que chegaram a cobrir o Sol. Tokyo foi bombardeada com dispositivos incendiários. Descobrindo que o governo do Japão estava a ponto de cometer um suicídio virtual sobre a imagem do Imperador, cartas secretas foram passadas para os japoneses garantindo sua segurança se eles assinassem sua "rendição incondicional". O Japão estava acabado, a Guerra do Pacífico também, mas o pesadelo de Funakoshi ainda havia de acabar. Então, Gigo (também conhecido como Yoshitaka, dependendo como se pronunciava os caracteres do seu nome), filho de Funakoshi, um promissor jovem mestre de Karate no seu próprio direito, aquele que Funakoshi estava contando para substituí-lo como instrutor do Shotokan, pegou tuberculose em 1945 e morre enquanto teimosamente recusa-se a comer a ração americana dada ao povo faminto. Funakoshi e sua esposa tentaram viver em Kyushu, uma área predominantemente rural, sob a ocupação americana no Japão. Mas, em 1947, ela morre, deixando Funakoshi retornar a Tokyo para reencontrar seus alunos de Karate que ainda viviam. Depois que a guerra havia acabado, as artes militares haviam sido completamente banidas. Entretanto, alguns dos alunos de Funakoshi tiveram sucesso em convencer as autoridades que o Karate era um esporte inofensivo. As autoridades americanas concederam, mais por causa que naquela época eles não tinham idéia do que Karate fosse. Também, alguns homens estavam interessados em aprender as artes militares secretas do Japão, então as proibições foram eliminadas completamente em 1948.Em Maio de 1949, os alunos de Funakoshi movem-se para organizar todos os clubes de Karate universitários e privados numa simples organização, e eles a chamaram de Nihon Karate Kyokai (Associação Japonesa de Karate). Eles nomearam Funakoshi seu instrutor chefe. Em 1955, um dos alunos de Funakoshi consegue arranjar um Dojo para a NKK. Em 1957, Funakoshi tinha 89 anos de idade. Ele foi um professor de escola primária e um estudante de Karate. Ele mudou-se para o Japão (e não é um pequeno ato de coragem) e trouxe o Karate consigo em 1922, dando ao Japão algo de Okinawa com seu próprio jeito pacifista. No processo, ele perdeu um filho, sua esposa, o prédio que seus alunos fizeram para ele, seu lar, e qualquer esperança de uma vida pacífica. Ele suportou uma Guerra Mundial que resultou em calamidade nacional, e ele treinou seus jovens amigos e conheceu suas famílias apenas para vê-los irem lutar e serem mortos pelas forças invencíveis dos Estados Unidos. Ele viu o Japão queimar, ele viu os antigos templos e santuários serem totalmente aniquilados, ele viu bombardeiros enegrecerem o sol, e ele viu como um pilar de fumaça negra subia de cada cidade no Japão e envenenava o ar que ele respirava. Ele viu o Japão cair da glória para uma nação miserável, dependendo de suprimentos de comida e roupas dos seus conquistadores. O cheiro da fumaça e o cheiro dos mortos, os berros daqueles que foram deixados para morrer lentamente, o choro das mães que perderam seus filhos e esposas que nunca mais iriam ver seus maridos, o medo, o ruído ensurdecedor dos B-29's voando sobre sua cabeça aos milhares, os clarões como os de trovões por todo o país quando as bombas explodiam em áreas residenciais, os flashes de luz na escuridão, a espera no rádio para poder ouvir a voz do Imperador pela primeira vez, somente para anunciar a rendição, a humilhação de implorar comida aos soldados... os intermináveis funerais e famílias arruinadas e lares destruídos... Tente e imagine o que ele suportou! Mestre Gichin Funakoshi, o "Pai do Karate Moderno", morreu em 26 de Abril de 1957. Em seu túmulo negro, em forma de cruz, estão as palavras "Karate Ni Sente Nashi" (No Karate não existe atitude ofensiva). Pouco tempo antes de morrer ele pode dizer: "ACHO QUE COMEÇO A ENTENDER O QUE É UM VERDADEIRO TSUKI (Soco)."
"O que importa antes de tudo é o momento presente. O momento presente é o criador do seu amanhã. Somos escravos do ontem, mas somos dono do nosso amanhã."
Gichin Funakoshi